Publicada em 08/11/2023 09:19:11
Confira resumo da 89° Sessão Ordinária (27/10)
Estavam presentes os seguintes vereadores: Cobra, Pedro Violão, Emerson Cardoso, Júlio da Foto Layser, Josemara, Marinilde, Nonatinho da Papelaria e Oscimar Guida.
Confira resumo da sessão
Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a sessão. Justicou ausência do Vereador Maurício Dião e da Vereadora Darleia
Vereador Pedro Violão (SD): Justificou sua ausência na sessão anterior por motivos pessoais, e que teve que resolver um problema com urgência. Falou sobre a reforma da Rodoviária e indagou a respeito da obra ter sido parada e que não sabe ainda sobre o problema. Prestou solidariedade a família do Senhor Welington Sondar, em Itumbiara.
Vereador Emerson Cardoso (PSD): disse que o inverno está se aproximando e chamou atenção para um tema relevante a respeito da recuperação asfáltica e estradas do município e que o tempo está se esgotando e que até o presente momento não viu um esforço para efetuar recuperação asfáltica na cidade. Tratou sobre a saúde de Mangabeiras e que eleitores seus tem reivindicado a respeito da saúde da cidade. Disse que torce pela administração do Prefeito, mas que é preciso fazer essa separação e que quando fala do prefeito não fala do irmão, mas do gestor Accioly. Disse que até entende que alguns relatos são exagerados, mas outros são verdadeiros. Tratou sobre a maternidade e que quando toca nesse assunto não é que queira provocar a administração e sim indagação do povo, e que a maternidade era para ter saído com 120 dias e que o povo cobra. Disse que a função constitucional do Vereador é incomodar positivamente a administração pública pois a Câmara é um poder independente. Disse que a respeito do lote, no cidadão, é do povo e que o lote não é do Prefeito e sim do povo, aí o que sobra para o vereador é dá o material de construção, e que não está atacando o Prefeito. Tratou a respeito da lei que foi aprovada na Câmara que trata sobre ajuda na construção de casas e ajuda em reformas.
Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Disse que as pessoas confundem muito o papel do vereador, e que o poder legislativo é independente e que tem o poder constitucional de fiscalizar. Disse que os vereadores não são funcionários ou secretários do Prefeito, e que os vereadores são parceiros, mas que o papel do vereador é fiscalizar.
Vereadora Josemara (PC do B): Tratou a respeito da saúde que há certos pontos que são positivos a se reclamar, mas diante dessas reclamações o Prefeito não é ciente de muitas delas, e que a melhor forma que tem para resolver o problema é ouvir e avisar ao Prefeito e tratar na Câmara. Disse que o que falta no hospital é administrativo e que a Secretária de Saúde não tem união com a diretora do hospital e que com o Prefeito resolve num instante. Disse que se não dá certo, troca e muda, e que é preciso pensar no povo e no atendimento e que temos exames, centro de imagens, e todo material e que não falta de medicação, o que falta é recursos humanos. Deixou bem claro o compromisso com a gestão de Accioly Cardoso.
Vereadora Marinilde (PSD): disse que algumas pessoas confundem o papel do vereador como alguém assistencialista. Disse que muitos não sabem a função da Casa Legislativa e que é preciso ensinar o verdadeiro papel de um vereador e tratou sobre o projeto Legislativo na Escola.
Publicada em 08/11/2023 09:19:11
UVCM © 2021- Todos os direitos reservados